"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Grande Carta de Amor de Deus

O que é a Bíblia? Quem a escreveu? Com que finalidade foi escrita? Por que devemos lê-la? A Bíblia é uma reunião de livros e não apenas um como alguns pensam. Levou mais de mil anos para ser escrita, por muitas pessoas e em épocas diferentes. Publicado praticamente em todas as línguas, hoje encontramos o Livro Sagrado em quase todos os lares, servindo de “alimento espiritual” e ajudando o povo de Deus na sua caminhada para um mundo melhor. 

A Igreja Católica dedica setembro à Bíblia porque no dia 30 desse mês celebramos São Jerônimo, que a traduziu dos originais (hebraico e grego) para o latim, língua mais falada na época da tradução, cerca de 400 anos depois de Cristo. São Jerônimo escreveu: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo". Jesus Cristo é tão importante na Vida da Humanidade que a História Universal está dividida: Antes de Cristo e Depois de Cristo (AC e DC). 

Como a própria Bíblia narra, ela foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus, e inspiradas pelo Espírito Santo. Revela o projeto do Criador para o mundo e serve para que todos possam crescer na fé, levando uma vida de acordo com Seu projeto. Por isso, ela é considerada a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade. 

Através de um documento da Igreja chamado “Dei Verbum”, entendemos que a transmissão da revelação divina contida na Bíblia, se faz necessária “para que o mundo inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame”. 

A Bíblia é uma biblioteca composta de 73 livros. São quarenta se seis do Antigo testamento e vinte e sete do Novo testamento. A palavra testamento vem do grego e significa "aliança, pacto". Podemos dizer: Antiga e Nova aliança entre Deus e seu povo. 

Assim, setembro é um mês motivador para que conheçamos a Palavra ou a aprofundemos utilizando, para isso, instrumentos como o subsídio criado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para esse ano, propondo o estudo do Evangelho segundo Marcos, considerado o primeiro a ser escrito. O tema escolhido é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema, “Coragem! Levanta-te! Ele te chama!”. O subsídio está à venda na Cúria Bom Pastor, no Garcia, por apenas dois reais e também nas livrarias Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário