"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mitos e fatos sobre a Sexta-feira da Paixão

Com a chegada da Semana Santa, muitos cristãos se perguntam: Como se comportar durante o período? 

A Igreja orienta que os fiéis observem alguns sinais de penitência na Semana Santa, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, o ritual prega o jejum e a abstinência da carne como exercício de autodomínio e solidariedade. 

Além disso, a Via Sacra e o Rosário são também recomendados como forma de revigoramento espiritual, nestes dias, especialmente importantes, para a fé cristã. Porém existem vários mistérios e mitos que cercam esta data. “Não se deve viajar, faz mal, é perigoso, acontece desastre; Quem ri na Sexta-Feira Santa chora no domingo; Na Sexta Santa não se corta unha porque faz unheiro ou dá dor de dente. Às crianças em tal dia, só a madrinha pode cortar as unhas; Neste dia as mulheres podem cortar o cabelo e varrer a casa?”. 

São mitos que passam de geração em geração e não se sabe como começou. Se você tem dúvidas sobre todas estas crenças, não custa ter um olhar caridoso em respeito à fé das pessoas, mas também é um dever cristão esclarecê-las sobre o real sentido e significado destes dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário