"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

terça-feira, 14 de maio de 2013

Mês de Maio em honra de Nossa Senhora

Analisando o calendário litúrgico da Igreja Católica, pode-se perceber que as datas de algumas festas atuais têm sua origem na antiguidade e até no paganismo. Assim aconteceu também com o mês de Maria. 

No paganismo antigo romano, no mês de maio, honrava-se a deusa da vegetação “Flora Mater”; no Êfeso, a deusa Artemida. A primeira referência a respeito de maio como mês mariano encontra-se na Idade Média, com as “Cantigas” de Afonso X, rei espanhol (+1284). Cantando a abundância dos bens que maio traz (mês das flores na Europa), o rei católico convidava a invocar Maria a fim de que as “bênçãos espirituais” e materiais fossem ainda maiores. 

A expressão: “Maio - mês de Maria” encontra-se num livro na Alemanha, no ano 1549, como resposta à reforma protestante. No ano 1787, o padre Muzzarelli,jesuíta, enviou um folheto para todos os bispos na Itália convidando para introduzir a homenagem de Maria nesse mês. O papa Pio VII foi o primeiro sucessor de São Pedro a conferir ao mês de maio especiais indulgências, no ano 1815. Os papas posteriores confirmaram essa devoção mariana. 

No ano 1897, o papa Leão XIII na Encíclica “Augustíssima Virgem Maria” escreve: “Depois de havermos dedicado a esta divina Mãe o mês de maio com o dom das nossas flores, consagremos-lhe também, com afeto de singular piedade, o mês de outubro, que é mês de frutos na Europa”. Também os santos não vão deixar de honrar Maria de um modo especial neste mês. E você? Já pensou o que pode lhe oferecer neste mês de maio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário