"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30 de setembro - Dia de São Jerônimo

São Jerônimo (português europeu) ou Jerônimo (português brasileiro) foi um padre e apologista cristão ilírio. É conhecido, sobretudo, como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico, para o latim. 

A edição de São Jerônimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, que o reconhece como Padre e Doutor da Igreja. Nasceu em Estridão, por isso chamado Jerônimo de Estridão, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia, no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém em sua cela, próximo à gruta da Natividade. 

É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30/09. A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391). É interessante ressaltar critério ao qual o grande biblista se ateve na sua obra de tradutor. Revela-o, ele mesmo, quando afirma respeitar até a ordem das palavras das Sagradas Escrituras, porque nelas, diz, "até a ordem das palavras é um mistério" (Ep. 57, 5), isto é, uma revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário