"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CURSO BÍBLICO

A veracidade das Escrituras  
Pe Antônio Niemiec CSsR 

A Igreja professa que a Bíblia ensina com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus quis que conhecêssemos, em vista da nossa salvação (cf. Dei Verbum, 11). Daí, para bem compreender a mensagem divina, precisa-se investigar o que os escritores sagrados, de fato, quiseram transmitir e aprouve a Deus revelar por suas palavras. No ensino do Magistério da Igreja está claro que a mensagem bíblica é essencialmente religiosa e está inteiramente interessada naquilo que diz respeito à salvação. 

As Sagradas Escrituras não contêm erros em matéria de fé; quando estão ensinando algo sobre Deus e seu projeto. Sabemos, entretanto, que a Bíblia nem sempre e em todo detalhe está ensinando algo. Em vez de “ensinar” seu leitor, um escritor pode procurar tocar-lhe o coração, a sensibilidade. 

Por isso, muitas informações de ordem “científica” e “histórica”, que nela se encontram, devem ser abordadas prudentemente, uma vez que se trata de um livro essencialmente religioso, com o objetivo único de fortalecer a fé de seus leitores. 

Não é função da Bíblia ensinar geografia, astronomia, etc. Para essas e outras ciências, o ser humano conta com o progresso feito pelos estudiosos de cada campo. João Paulo II nos diz: “A Bíblia mesma nos fala da origem do universo e sua formação, não para nos fornecer um tratado científico, mas para precisar as relações corretas do homem com Deus e com o universo. 

A Sagrada Escritura quer simplesmente dizer que o mundo foi criado por Deus e, para ensinar essa verdade, exprime-se com os termos da cosmologia usada no tempo daquele que escreveu. Qualquer outro ensinamento sobre a origem e a formação do universo é estranho às intenções da Bíblia: ela não quer ensinar como foi feito o céu, mas como se vai para o céu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário