"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

terça-feira, 22 de setembro de 2015

A Palavra de Deus na Igreja Católica

Pe. Cristóvão Dworak, CSsR 

O mês da Bíblia é uma boa oportunidade para confirmar a importância e a valorização que a Palavra de Deus tem na Igreja Católica. Na Mesa da Palavra (Bíblia) e na Mesa da Eucaristia a Igreja fundamenta e alimenta a missão, a oração e a sua ação caritativa. 

O centro inconfundível da Igreja Católica é o próprio Cristo, seu fundador e pedra angular (cf. 1Cor 3, 11). A Igreja acredita que Jesus não só está na Palavra de Deus, mas que Ele é a própria Palavra - Verbo do Pai, que “se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). O povo de Deus é chamado a ouvir com atenção a Palavra, a modelar sua vida a partir dela (Jo 10, 3-4) e anunciá-la a todos (cf. Mt 28,19-20). Por isso: 

1º - Na Igreja, toda celebração está relacionada com a Palavra de Deus. 

2º - A Liturgia da Palavra é composta normalmente de três ou quatro leituras bíblicas: uma do Antigo Testamento, um Salmo, uma leitura das Cartas, dos Atos dos Apóstolos ou do Apocalipse e a proclamação do Evangelho. Na Vigília Pascal são proclamadas até dezessete. 

3º - É amplamente meditada na Liturgia das Horas, isto é, na oração com os Salmos feita de manhã, de tarde e de noite; assim rezava Jesus (cf. Mc 14,26; Lc 4,14-22). 

4º - As principais festas católicas têm suas origens bíblicas, porque fazem memória aos acontecimentos ligados à vida, paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus Cristo e à prática eclesial que vem dos Apóstolos. 

5º - As orações litúrgicas possuem conteúdo bíblico. O mesmo vale para os cantos e hinos. Na Igreja não se canta qualquer coisa, as celebrações de fé exigem e supõem cantos e hinos de conteúdo bíblico (cf. Ef 5,19-20). 

6º - As tradicionais orações católicas como o Terço (cf. Lc 1, 28; 42-45), a celebração da Via-sacra (cf. Lc 23, 26-56), o Ofício da Imaculada (cf. Lc 1,46-5), os Reisados (cf. Mt 2, 1-12) e os Benditos foram inspirados na Bíblia. Nosso povo fiel reza e canta a Palavra de Deus. 

7º - As pinturas, imagens, esculturas e símbolos que fazem parte dos nossos templos retratam uma enorme variedade de histórias bíblicas. 

8º - Está presente na catequese, pois o amadurecimento na fé supõe o encontro com a Palavra (cf. 2Tm 3,14-17). 

9º - Tem lugar de destaque e é solenemente proclamada na Mesa da Palavra. Os livros sagrados, especialmente o Evangeliário recebem veneração. 

10º - A proclamação e a atenta escuta da Palavra de Deus é um convite para ler e estudar a Bíblia em casa, porque “por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário