"Deus ande em tua frente para te conduzir, atrás de ti para te proteger e ao teu lado para te acompanhar!"


Você é o visitante de nº

Paróquia Ressurreição do Senhor

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Estudo sobre a devoção do Perpétuo Socorro na Bahia

150 ANOS COM O ÍCONE

Padre José Grzywacz
E-mail:jozefgrzywacz@hotmail.com



Nos dias 07 e 08 de outubro, no Centro Missionário Redentorista, em Salvador, aconteceu o Encontro dos responsáveis pela devoção do Perpétuo Socorro na Bahia, num total de 30 pessoas vindas de 9 comunidades. Foi preparado e conduzido pela Comissão do Perpétuo Socorro com o apoio do governo Vice Provincial, seguindo a metodologia ver, julgar, agir e celebrar.
 
Após a oração inicial, um documentário (de Roma) sobre a história e a devoção do ícone foi visto. Em seguida houve uma grande partilha de experiências e do material usado na Novena Perpétua. Foi apresentada sua origem e história, e algumas luzes para melhorar a celebração da mesma. À noite, Novena Perpétua na Matriz, em Ondina e confraternização com os Servos do Perpétuo Socorro. A história do ícone e os seus detalhes; as explicações sobre os Estatutos da Irmandade; a indulgência plenária; as datas do Ano Jubilar e sugestões para animar as celebrações foram aprofundadas na quinta-feira.
 
Objetivos deste encontro: partilhar as experiências e unificar esquema e material usado nas celebrações das Novenas; ver a possibilidade de incluir os membros das Irmandades na “família redentorista”; preparar o esquema da Peregrinação com o ícone. Anima-nos o interesse e a doação de muitos leigos que já assumiram a bandeira do Perpétuo Socorro. Enche-nos de esperança a vontade de muitos que querem conhecer mais e melhor a história e a espiritualidade do ícone.
 
Aguardamos a abertura e inauguração do Centro do Perpétuo Socorro, em Ondina, e a ampliação dos horários da celebração da Novena Perpétua. Com o Papa Francisco, “O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia” (Misericordiae Vultus, 24), olhamos para o ícone do Amor pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o ROSTO da MISERICÓRDIA, seu Filho Jesus.
 
Salvador, 12 de outubro de 2015
  Pe. Jozef Grzywacz, CSsR
 
  Mais informações: www.mariologiapopular.blogspot.com
E-mail:jozefgrzywacz@hotmail.com
Fones: 071 3247-4972 / 3328-7461

Nenhum comentário:

Postar um comentário